Exigência do consumidor é determinante para a inovação industrial, segundo a ABDI

26/10/2010 - 18h57

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A exigência do cliente por produtos de melhor qualidade e a redução de custos são fundamentais na decisão empresarial de investir em inovação tecnológica, como mostra a Sondagem de Inovação, divulgada hoje (26) pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

De acordo com a pesquisa, 76% das grandes empresas só decidem por novos processos de fabricação e de lançamento de produtos depois de avaliarem as necessidades do consumidor. Ouvir o cliente é mais importante, na ótica do empresário, do que a absorção de inovações para reduzir custos, defendida por 70% dos pesquisados.

Outros fatores importantes, de acordo com a sondagem, são a busca por maior participação no mercado (69%) e o crescimento da demanda interna (61,9%). Na hora de decidir, porém, o empresário junta todas as variáveis para garantir competitividade com os produtos importados e a cobrir os custos de operação no mercado de crédito doméstico.

Quanto à expectativa de investimentos no terceiro trimestre, de julho a setembro, 77% das grandes empresas tinham projetos. Quase 60% dos entrevistados falaram em lançar ao menos um produto novo para a empresa, mas com similar nacional, e 22,8% planejavam lançar produto novo no mercado.

A expectativa de inovação era de 53,9%, sendo que 19,2% declararam intenção de inovar no mercado nacional. E 11% das empresas consultadas informaram que desenvolviam algum projeto de pesquisa em nanotecnologia.
 

 

Edição: Rivadavia Severo