Telam eleita para a presidência de órgão mundial das agências de notícias

22/10/2010 - 20h24

 

Da Agência Brasil

Bariloche - A agência pública de notícias argentina Telam foi eleita hoje (22), em Bariloche, na Argentina, para presidir, nos próximos três anos, o Congresso Mundial das Agências de Notícias, instituição que congrega agências públicas e privadas de notícias de todo o mundo, e que termina amanhã (23), na cidade patagônica, o seu terceiro congresso. A plenária decidiu ainda que, daqui a três anos, a reunião será realizada num país árabe a ser definido proximamente.

O vice-presidente da Telam, Sergio Fernandes Novoa, recebeu o cargo do atual presidente, Alex Grijelmo, presidente da Agência Espanha EFE. Novoa agradeceu a confiança de seus pares prometendo um mandato efetivo em defesa da agenda do setor.

 

As agências de notícias têm traçado estratégias conjuntas para enfrentar a nova ordem da informação, criada pelo crescimento da internet e o surgimento das mídias digitais livres. Avaliaram, no congresso, que estas estratégias têm sido acertadas pois, apesar da crise dos jornais impressos e das novas mídias, as agências continuam produzindo mais de 70% das notícias que circulam no mundo.

O 3º Congresso Mundial das Agências de Notícias reuniu nos últimos três dias mais de 70 agências dos cinco continentes. A Agência Brasil foi representada pela diretora presidente da EBC, Tereza Cruvinel, que participou ontem (21) do painel Fluxo da Produção Multimídia nas Agências.

 

Edição: Aécio Amado