Greve de médicos anestesistas afeta 70% dos hospitais de SP

21/10/2010 - 19h54

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A paralisação dos médicos anestesistas afeta cerca de 330 (70%) dos 480 hospitais privados e públicos do estado de São Paulo. Os números foram divulgados hoje (21) pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (Saesp). Segundo a entidade, aproximadamente 2,3 mil (57%) dos cerca de 4 mil médicos filiados não trabalharam hoje. No total, há em torno de 5 mil anestesistas no estado.

 

A Secretaria da Saúde do município de São Paulo informou que dos 17 hospitais municipais 11 (65%) foram afetados e apenas cirurgias de emergência ou urgência foram feitas pelos anestesistas. Já a Secretaria da Estado de Saúde informou não ter informação sobre a participação de médicos estaduais na mobilização.

 

A paralisação dos anestesistas pretende chamar a atenção para o baixo repasse dos convênios e operadoras de saúde aos anestesistas. A mobilização é motivada também pela reivindicação de que o governo federal adote um novo plano de cargos e salários no Sistema Únicos de Saúde (SUS). A manifestação pretende ainda protestar contra a falta de equipamentos adequados para o procedimento da anestesia em alguns hospitais.

 

Segundo a Saesp, um médico anestesista recebe hoje R$ 105 dos convênios médicos para fazer uma cesariana. Se o parto fosse particular, o valor seria, em média, em torno de R$ 1,5 mil.

 

Edição: João Carlos Rodrigues