Termina hoje prazo para cadastramento de candidato com diploma médico do exterior

17/10/2010 - 15h56

Da Agência Brasil

Brasília – Termina à meia-noite de hoje (17) o prazo para os candidatos inscritos no processo de revalidação de diplomas médicos do exterior realizarem o cadastramento do seus dados na página do Centro de Seleção e Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a participação na seleção só estará confirmada após a efetivação dessa etapa.

Segundo o Inep, podem se cadastrar os candidatos que tiveram suas inscrições homologadas pelas instituições de ensino superior conveniadas ao projeto. A partir do cadastro, os médicos que tiverem diplomas do exterior se submeterão a exames, que serão aplicados em Brasília, onde serão avaliados os conhecimentos, as habilidades e competências requeridos para o exercício da medicina no Brasil.

O processo de revalidação dos diplomas começou a ser planejado por um grupo de trabalho interministerial criado em 2007, com a participação de representantes dos ministérios da Educação, das Relações Exteriores e da Saúde. O grupo de trabalho ouviu universidades, associações médicas e associações de ex-alunos para discutir formas de aperfeiçoamento do sistema.

O processo de revalidação, conforme o Inep, é formado por três testes: objetivo, discursivo e prova prática de habilidades clínicas, todas de caráter eliminatório. A data provável da prova objetiva é 24 de outubro, das 8h às 13h e a prova discursiva será aplicada no mesmo dia, das 15h às 18h. O edital com os locais dos exames deve ser divulgado amanhã (18).

Serão considerados aprovados nas provas escritas os participantes que alcançarem, no mínimo, 112 pontos. Candidatos com média igual ou superior a essa, estarão aptos para participar da prova prática de habilidades, prevista para os dias 4 e 5 de dezembro.

Edição: Lana Cristina