No Acre, Tião Viana se declara eleito mesmo sem confirmação do TRE

04/10/2010 - 3h53

Luana Lourenço
Enviada especial da Agência Brasil

Rio Branco – O candidato do PT ao governo do Acre, Tião Viana, se declarou vencedor da eleição no estado, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não reconhece o resultado. Com quase 99% dos votos apurados, Viana aparece com 50,4% dos votos válidos, contra 49,3% do adversário, o tucano Tião Bocalom.

De acordo com o TRE, 22 duas urnas não foram apuradas e, sem elas, a vitória de Viana não pode ser confirmada. O candidato alegou que os votos dessas seções não seriam suficientes para que o segundo colocado revertesse o resultado.

“A matemática existe para mostrar que a pessoa tem que ter um mínimo de inteligência. Se todos os votos que têm que ser apurados forem para o outro candidato não somam mais do que os meus, sou o vencedor”, disse Viana, após discursar em uma comemoração organizada pelo PT no centro de Rio Branco.

As urnas não apuradas ficam em duas comunidades indígenas, nos municípios de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Os equipamentos não conseguiram transmitir os resultados via satélite e terão que ser buscados por aviões da Força Aérea Brasileira, nesta segunda-feira (4), para que a contagem dos votos seja finalmente concluída no Acre. O TRE não informou quantos eleitores votaram nessas urnas.

Mesmo que a Justiça Eleitoral confirme a vitória de Viana, o PT, que governa o Acre há 12 anos, não esperava uma disputa tão acirrada. As pesquisas de intenção de voto indicavam larga vantagem de Tião Viana em relação ao adversário do PSDB.

Viana minimizou o placar quase empatado com o tucano e disse que o importante é a conquista do quarto mandato do PT no estado. “Vencemos, não importa a diferença, importa que venceram a coerência e a capacidade de governar com dignidade”.

O senador disse que o resultado apertado nas urnas não deve comprometer sua governabilidade, porque sua coligação conseguiu eleger maioria nas bancadas do Legislativo estadual e federal.

Viana disse que, agora, vai trabalhar pela candidatura de Dilma Rousseff na disputa do segundo turno. No Acre, a candidata do PT perdeu para o tucano José Serra. Amigo pessoal da ex-candidata do PV, Marina Silva, Viana disse que vai trabalhar para que a terceira colocada na corrida presidencial declare apoio à Dilma no segundo turno.

“A Marina tem nos apoiado o tempo todo, acredito que, seguramente, vai continuar nos apoiando no Acre e ela sabe da nossa lealdade com a Dilma e com o PT. Eu conto que ela vai nos ajudar a ganhar essa eleição aqui”.

Edição: Lana Cristina