Mato Grosso tem 96 pessoas detidas por infrações à Lei Eleitoral

03/10/2010 - 22h41

Danilo Macedo
Enviado Especial da Agência Brasil

Cuiabá - As polícias Militar, Civil e Federal detiveram, até o final das votações no estado de Mato Grosso, 96 pessoas. A maioria por cometer o crime eleitoral de boca de urna. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-MT), pelo menos três detidos são candidatos a deputado estadual.

Em todo o estado, 54 urnas eletrônicas apresentaram defeitos e tiveram que ser substituídas. Na aldeia indígena Capoto, no município de Peixoto de Azevedo, norte de Mato Grosso, pouco mais de 40 índios tiveram que votar em cédulas de papel. Segundo o presidente do TRE-MT, desembargador Rui Ramos Ribeiro, houve problemas nas três urnas mandadas de avião para o local.

“Essas ocorrências são normais e podemos considerar que as eleições transcorreram tranquilamente em Mato Grosso”, afirmou Ribeiro. O estado, com 3 milhões de habitantes, tem 2 milhões de eleitores.

Por causa da diferença no fuso horário e das longas distâncias de alguns municípios, num estado com 903 mil quilômetros quadrados, a apuração dos votos em Mato Grosso deve levar mais algumas horas para chegar ao resultado final.

Edição: João Carlos Rodrigues