Coligação do PMDB, DEM e PSDB domina em Santa Catarina

04/10/2010 - 0h52

Akemi Nitahara

Enviada Especial do Radiojornalismo da EBC

 

Florianópolis – Raimundo Colombo, do Democratas, foi eleito no primeiro turno em Santa Catarina. Ele obteve 52,72% dos votos, foi escolhido por mais de 1,8 milhão de eleitores.

Natural de Lages, na Serra Catarinense, Colombo foi prefeito da cidade três vezes. Passou pela Câmara Legislativa do estado e foi presidente das companhias de energia e de água e saneamento de Santa Catarina.

Também foi deputado federal e ocupa uma vaga no Senado, onde está desde 2006. Colombo acompanhou a apuração dos votos em Lages e no fim da noite se deslocou para Florianópolis para festejar o resultado com seus companheiros e correligionários. Ele concederá entrevista coletiva à imprensa nesta segunda-feira.

Ângela Amin, do PP, ficou em segundo lugar, com quase 25% dos votos. Emocionada, a candidata agradeceu aos parceiros.

”Nosso trabalho foi um trabalho dentro da linha ética, da contribuição, do poder fazer pelo cidadão, gostaria mais uma vez de agradecer os nossos parceiros nessa caminhada, e que nós devemos avaliar pra continuar fazendo a favor do cidadão de Santa Catarina”.

Ideli Salvatti, do PT, que obteve pouco menos de 22% dos votos, disse que foi prejudicada pelas pesquisas eleitorais.

No Senado, o candidato mais votado foi Luiz Henrique da Silveira, do PMDB, com mais de 28% dos votos. A segunda vaga ficou com Paulo Bauher, do PSDB, que obteve 25% dos votos. Os dois são da coligação do governador eleito, Raimundo Colombo.

O deputado federal mais votado foi Mauro Mariani, do PMDB, seguido de Esperidião Amin, do PP, e Paulo Bornhausen, do DEM. Para a câmara estadual, o mais votado foi Gelson Merisio, do DEM.

Em Santa Catarina, o candidato mais votado para presidente foi José Serra, do PSDB, com 45% dos votos válidos, seguido por Dilma Rousseff, do PT, com 38% e Marina Silva, do PV, com 14% e 14% dos eleitores do estado não comparecerem às urnas.

Após o encerramento das votações, o Tribunal Regional Eleitoral divulgou o balanço final das ocorrências, 45 pessoas foram presas em todo o estado por propaganda boca de urna, divulgação irregular de propaganda eleitoral, transporte irregular de eleitores e compra de votos.

No total, 110 urnas foram substituídas em Santa Catarina e duas seções de Joinville tiveram votação manual.
 

 

Edição: Rivadavia Severo