Paulistanos são orientados para combater males do coração

25/09/2010 - 13h44

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Hospital Beneficência Portuguesa montou uma tenda hoje (25), no Parque Ibirapuera, para alertar a população sobre a prevenção das doenças cardíacas. Uma equipe com 12 cardiologistas e 22 enfermeiros estão medindo a pressão arterial e a circunferência abdominal, além de fazerem testes de diabetes nas pessoas. Todos que forem examinados receberão um formulário com os dados analisados e orientações para o acompanhamento. A ação faz parte das comemorações do Dia Mundial do Coração

De acordo com o cirurgião cardíaco Gil Vicente Lico Cividanes, é importante esclarecer a população sobre os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, que são a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo e a hipertensão. “As maiores dúvidas da população são com relação à alimentação. Outros não sabem ainda que tem pressão alta, que são diabéticos. Alguns já fazem o controle da doença, mas percebem que não está adiantando, então pedem nossa orientação”, explicou.

Das 7h ao meio dia já haviam passado pela tenda 400 pessoas. O atendimento será encerrado logo mais às 14h.

Segundo o médico, o parque foi escolhido para a ação por ser um local por onde passam pessoas preocupadas com a saúde e qualidade de vida. “Aqui é um local onde se tenta tirar o stress da semana, onde passam pessoas de todas as idades. Nossa ideia é alertar não só os mais idosos, mas os mais jovens também porque a arteriosclerose vem desde que nascemos, então é preciso alertar os jovens para que se previnam desde cedo tendo uma vida saudável para ter uma vida mais longa”.

Cividanes ressaltou que por ano 300 mil pessoas morrem no Brasil devido a doenças do coração.

Edição: Fernando Fraga