Tempo de espera no agendamento de perícia médica pode chegar a 45 dias no Rio

16/09/2010 - 21h05

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Mesmo depois do fim da greve dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o tempo de espera dos segurados para agendar um atendimento na perícia médica, na cidade do Rio de Janeiro, pode chegar a 45 dias em algumas unidades. A paralisação da categoria durou três meses e contou com a participação de mais de 500 peritos, dos cerca de 800 funcionários de todo o município.

Segundo o superintendente regional do INSS, Manoel Lessa, o tempo ideal de espera não pode passar de 15 dias. Ele admitiu, no entanto, que o atendimento está atrasado em função do acúmulo de serviço e que é necessária a contratação de novos funcionários para serem alocados nas unidades onde o tempo de espera é maior.

“Já estamos em processo de seleção de novos funcionários. Na próxima semana, os profissionais serão treinados. Depois disso, vamos determinar quais unidades receberão os funcionários. Assim, esses postos de atendimento poderão funcionar até mais tarde e aos finais de semana para adequar o atendimento”, afirmou.

Segundo Lessa, três unidades de grande movimentação estão com atrasos nos atendimentos maiores do que 15 dias: Copacabana, na zona sul; São Cristóvão e Méier, na zona norte. Já no posto de Irajá, é possível marcar o atendimento para o dia seguinte.

Edição: Lana Cristina