Lula apresentará ao Congresso proposta de previdência para jogadores de futebol

31/08/2010 - 22h02

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende apresentar ainda este ano, antes de deixar o cargo, uma proposta para criação de um plano de previdência para jogadores de futebol. Segundo ele, apesar dos altos salários pagos para os atletas de grande destaque, a maioria tem remunerações baixas. “Mesmo nos clubes grandes são poucos aqueles que ganham muito dinheiro e a maioria dos jogadores brasileiros ganha muito pouco”, disse, ao ser homenageado pelo Corinthians e pelo Clube dos Treze, entidade que reúne os maiores clubes de futebol brasileiros.

De acordo com Lula, um plano de previdência é importante até mesmo para os jogadores que recebem grandes salários, pois esses, muitas vezes, acabam em dificuldades por não saberem administrar suas finanças.

Lula também propôs que a Caixa Econômica Federal passe a vender os ingressos dos jogos de futebol, como forma de inibir a ação dos cambistas. “No dia em que os clubes de futebol quiserem acabar com os cambistas no estádios e quiserem que o sistema de loteria venda ingressos para o público, estejam certos que a Caixa Econômica já está pronta para vender os ingressos em toda a rede lotérica”.

Em relação à sustentabilidade financeira dos clubes, o presidente defendeu que os times incentivem a associação dos torcedores, a exemplo do que ocorre em países europeus. Para ele, essa forma de financiamento, direto, é mais segura do que a feita por meio de patrocínios, que podem se reduzir dependendo do desempenho das equipes. “Nós precisamos fazer com que a nossa torcida seja parte da sustentabilidade que nossos clubes precisam”, ressaltou.

Para ele, essa seria uma forma, inclusive, de incentivar as famílias a comparecer aos jogos e de diminuir a violência das torcidas. “É ter torcedor que sai com a sua família para assistir um clássico e volta para casa como se tivesse assistido um cinema ou um teatro”.

No evento, o presidente ressaltou sua paixão pelo Conrinthians e declarou torcer pelo time desde 1954. “Continuo mais corintiano do que nunca. Sofrendo mais do que nunca. A Marisa [Letícia, primeira-dama] é que, às vezes, me tira da sala porque acha que eu sou pé-frio”, brincou. Em discurso feito horas antes, na favela de Paraisópolis, Lula disse que espera que seu neto Pedro, nascido no início da tarde, também seja corintiano. Pedro é filho de Fábio Luiz da Silva.

Edição: Lana Cristina