Especialistas sugerem que IPCC inclua sociedade civil no processo de avaliação do clima

30/08/2010 - 16h49

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um grupo de 194 especialistas de várias partes do mundo recomendou hoje (30) que a Organização das Nações Unidas (ONU) reestruture o Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês). Para os especialistas, é fundamental criar uma comissão externa formada por pessoas da sociedade civil que lidam diretamente com as questões relativas ao clima. Segundo eles, a iniciativa vai evitar erros em julgamentos e eventuais conflitos de interesses.

As informações são da ONU. Em entrevista à imprensa, em Nova York, nos Estados Unidos, os especialistas defenderam as modificações no IPCC. Os pesquisadores são membros de várias academias de ciências do mundo e atuam sob a coordenação do professor norte-americano Harold Shapiro, na revisão das conclusões do quarto relatório do IPCC, divulgado em 2007.

"Nossas recomendações se destinam a auxiliar o painel [o IPCC] a gerenciar o complexo processo de avaliação do clima, que está sempre sob um rigoroso julgamento do público”, disse Shapiro. Há cinco meses, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos especialistas uma investigação independente em decorrência de erros que surgiram no quarto relatório.

Ban Ki-moon elogiou hoje a avaliação independente elaborada pelo Conselho InterAcademias. Em um comunicado, ele agradeceu o trabalho sobre a análise das práticas e procedimentos do IPCC. Segundo ele, em decorrência da gravidade das alterações climáticas, é essencial que o mundo busque estudos cada vez mais eficientes, objetivos, responsáveis e transparentes sobre o assunto.

De acordo com o secretário-geral da ONU, as recomendações sugeridas pelos especialistas são “medidas adequadas" para combater as alterações climáticas. Ele acrescentou ainda que os estudos científicos sobre as mudanças do clima continuam firmes e reiterou o seu apoio às conclusões do quarto relatório do IPCC, também apoiado pelos profissionais de todo o mundo.

O IPCC foi instituído pela Organização Meteorológica Mundial e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente com o objetivo de analisar dados científicos, técnicos e socieconômicos relativos à mudança climática e seus efeitos. As informações se dividem em temas, como atmosfera, dados físicos, o aquecimento planetário, furacões, consequências sobre os ecossistemas e o plantio.

Edição: Lana Cristina