Amorim destaca atuação de chanceleres da Venezuela e Colômbia no reatamento de relações diplomática

12/08/2010 - 22h53

Da Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, enviou carta hoje (12) aos chanceleres da Colômbia, Maria Ângela Holguin, e da Venezuela, Nicolás Maduro, destacando o trabalho deles no reatamento das relações diplomáticas entre os dois países, ocorrido ontem (11), após reunião entre os presidentes Juan Manuel Santos e Hugo Chávez.

Na carta, o chanceler brasileiro afirma que "o estabelecimento das relações diplomáticas entre as nações irmãs abre caminho para uma nova etapa no diálogo bilateral, baseado no respeito mútuo e na cooperação". Amorim afirma, ainda, que o entendimento entre a Colômbia e a Venezuela é essencial para "seguirmos na consolidação da América do Sul como zona de paz, democracia e desenvolvimento com justiça social".

O chanceler também destacou o papel da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) na mediação do conflito, afirmando que "isso demonstra o valor da organização, em particular do seu secretário-geral, Néstor Kirchner, na construção de consenso na América do Sul". A Unasul é formada por 12 países: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Amorim encerra a carta aos chanceleres dizendo que eles podem contar com a "disposição do Brasil para ajudar no que for necessário para o pleno êxito dessa nova fase nas relações entre a Colômbia e a Venezuela".

Hugo Chávez rompeu relações diplomáticas com o governo do então presidente Álvaro Uribe no dia 22 de julho, depois que a Colômbia acusou a Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA) de acolher membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN) em seu território.

Desde então, Kirchner e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva articularam uma série de conversas para possibilitar o reatamento das relações diplomáticas entre os dois países. Chávez e Santos encontraram-se ontem na localidade colombiana de Santa Marta e reataram as relações diplomáticas.

Edição: Rivadavia Severo