Lugo deve iniciar amanhã tratamento contra linfoma, afirmam médicos

11/08/2010 - 22h13

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, poderá fazer sua primeira sessão de tratamento quimioterápico contra o linfoma ainda no Brasil. A informação foi divulgada na noite de hoje (11) por uma equipe de médicos brasileiros e paraguaios que assiste o presidente no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lugo está internado desde ontem (10) e a previsão dos médicos é de que ele permaneça internado até sexta-feira (13) ou sábado (14).

“Pode ser possível que amanhã (12), pela manhã, o presidente Lugo inicie já o primeiro ciclo da quimioterapia”, disse o médico pessoal do presidente paraguaio, Alfredo Boccia. Segundo os médicos, Lugo deve se submeter a seis sessões de quimioterapia, a primeira delas no Brasil e as demais no Paraguai.

 

Mas, para que o tratamento seja iniciado, os médicos ainda aguardam pelo resultado de alguns exames que deverão determinar a extensão da doença e o tratamento mais adequado a ser adotado. Os resultados desses exames deverão sair amanhã. “Decidimos fazer aqui [a primeira sessão de quimioterapia] por causa da notável rapidez com que se avançou a doença”, disse Boccia.

Segundo a hematologista do hospital, Yana Novis, os exames a que o presidente do Paraguai se submeteu no Brasil confirmaram que ele tem um linfoma folicular, “um linfoma indolente, de baixo perfil de agressividade e que costuma responder muito bem ao tratamento”. A expectativa é do tratamento durar entre quatro a seis meses. Enquanto isso, disse Boccia, o presidente poderá continuar exercendo suas tarefas habituais “sem maiores limitações”.

 

 

Edição: Aécio Amado