Vendas no comércio varejista em São Paulo têm queda de 6,3% em junho, segundo Fecomercio

10/08/2010 - 22h33

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As vendas no comércio varejista na região metropolitana de São Paulo registraram em junho queda de 6,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. É a primeira retração das vendas no ano.

De acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o resultado foi fortemente afetado pela redução nos números apresentados pelo setor automotivo, que registrou diminuição de 26,2% nas vendas de junho, em relação ao mesmo mês do ano passado.

“O comércio automotivo registrou forte crescimento no ano passado em razão da redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados]. Agora, tivemos o fim do incentivo, e nesse mês [junho de 2010] o segmento registrou forte queda”, explicou a economista da Fecomercio, Kelly Carvalho.

No acumulado do ano, de janeiro a junho, as vendas no comércio varejista registraram aumento de 6,3% na comparação com o mesmo período de 2009. Os melhores desempenhos ficaram por conta de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos (17,7%), Vestuário, Tecidos e Calçados (11,7%) e Farmácias e Perfumarias (11,2%).

As exceções aos resultados positivos ficaram por conta das Lojas de Departamentos e Lojas de Materiais de Construção, que registraram, no semestre, queda de vendas em seus movimentos de -1,9% e -2,1%, respectivamente.

Segundo Kelly Carvalho, os bons resultados de vendas no primeiro semestre se deram em função dos indicadores de consumo que permaneceram positivos no período. “A confiança do consumidor se manteve elevada graças ao crédito em forte expansão, além do crescimento do emprego e renda na região metropolitana de São Paulo”, disse.
 

 

Edição: Rivadavia Severo