TSE multa filho de José Dirceu por propaganda antecipada em favor de Dilma

10/08/2010 - 23h26

Débora Zampier

Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou hoje (10) Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu. A multa, de R$ 5 mil, foi aplicada pelo ministro Joelson Dias por causa da veiculação de propaganda antecipada em favor da candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, na página pessoal de Zeca Dirceu na internet. Zeca ainda pode recorrer da decisão ao próprio TSE.

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE), autor da ação, afirmou que no último dia 3 de junho o blog www.zecadirceu.com.br publicou o texto Mobilização já! Dilma presidente!, que realçava a candidatura da petista, além de chamar os eleitores para trabalhar na sua campanha.

 

No texto , Zeca afirma que é ex-prefeito da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste e secretário de Relações Institucionais do PT-PR. A defesa argumentou que o blog disponibilizava apenas um curto texto sobre pesquisas eleitorais e o desempenho da então pré-candidata, “não constando qualquer menção que pudesse ser caracterizada como propaganda eleitoral”.

 

Segundo decisão do ministro Joelson Dias, Zeca usou seu blog para divulgar a candidatura e manifestar seu apoio à eleição da companheira de partido em período proibido, já que a propaganda eleitoral só foi permitida a partir do dia 5 de julho.

 

Ao aplicar a multa, Dias afirmou que o texto “infundiu no leitor a ideia de que era a candidata mais apta para dar continuidade às ações do atual governo”.

 

Edição: João Carlos Rodrigues