Lula e Chávez assinam 27 acordos e convênios de cooperação

06/08/2010 - 23h37

Da Agência Brasil

Brasília - Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Hugo Chávez, da Venezuela, assinaram hoje (6), em Caracas, 27 acordos e convênios nas áreas de agricultura, finanças públicas, relações fronteiriças, projetos sociais, tecnologia e geração de energia elétrica. A visita de Lula à Venezuela marca o décimo encontro trimestral dos presidentes desde 2007 e o último antes das eleições legislativas na Venezuela e presidenciais no Brasil. 

De acordo com a Agência Venezuelana de Notícias, entre os convênios assinados hoje em Caracas está o de desenvolvimento de um distrito automotivo para implantar projetos produtivos entre a região venezuelana de Sabana e o estado de Roraima. Uma ata de compromisso entre o Banco da Venezuela e a Caixa Econômica Federal brasileira terá como objetivo o desenvolvimento de projetos dirigidos à população fronteiriça. De acordo com Chávez, a intenção dos governos da Venezuela e do Brasil é popularizar a abertura de contas bancárias para as pessoas que ainda não acessam este serviço.

Também foi assinado um convênio que permitirá a criação de um sistema de produção de sementes e a implantação de planos conjuntos para a erradicação da febre aftosa. Com a ajuda do Brasil, a Venezuela impulsionará a agricultura e a pecuária nos estados de Bolívar, Delta Amacuro, Anzoátegui e Monagas.

Outro documento assinado entre Lula e Chávez cria um grupo binacional destinado a implementar o desenvolvimento econômico do Norte brasileiro e do Oriente venezuelano. Também será criado um grupo bilaterial para integrar a indústria produtiva entre Brasil e Venezuela, no âmbito do Mercosul. Outros convênios são destinados à construção de casas populares e o assentamento de bairros em cidades da fronteira.
 

 

Edição: Rivadavia Severo