Serra sugere que investimentos em trem-bala deveriam ser revistos e aplicados em outros projetos

27/07/2010 - 21h57

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Crítico do projeto do trem-bala que fará a ligação ferroviária entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, com conclusão das obras prevista para 2016, o candidato à Presidência da República pela coligação O Brasil Pode Mais, formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B, José Serra, sugeriu hoje (27), que o dinheiro do empreendimento seja usado em outras obras de transporte. As críticas de Serra ocorreram durante visita a Palmas, capital do Tocantins.

Serra afirmou que os investimentos no trem de alta velocidade - cujo cálculo é de R$ 19 bilhões para o consórcio vencedor por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) - poderiam ser aplicados na conclusão das obras da Ferrovia Norte-Sul, na construção das rodovias Transnordestina, Campinas-São Paulo e até em 300 quilômetros de metrô nas principais capitais brasileiras.

O candidato disse que o assunto deve ser tema frequente dos debates que quer participar durante a campanha eleitoral. Para ele, o custo estimado do projeto do trem-bala é superior ao divulgado. De acordo com Serra, não há número suficiente de passageiros para sustentar a continuidade do projeto.

Por cerca de uma hora e meia, o candidato fez uma caminhada na principal avenida de Palmas, cumprimentou as pessoas, parou para conversar com comerciantes e foi acompanhado por políticos da coligação que o apoia. O candidato do PSDB não comentou sobre a quarta multa imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em R$ 10 mil, por propaganda antecipada.

Amanhã (28) Serra irá a Ituiutaba, no interior de Minas Gerais, onde fará uma caminhada pelo centro da cidade. Depois segue para Patos de Minas, também no interior mineiro, onde faz outra caminhada.

 

 

Edição: Aécio Amado