Marina promete simplificar tributos, mas não garante reforma tributária

23/07/2010 - 23h57

 

Vinicius Konchinski

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – A candidata à Presidência República do PV, Marina Silva, disse hoje (23) que a reforma tributária é uma questão de difícil solução e que só será aprovada mediante um esforço conjunto de políticos e da sociedade. Em entrevista ao programa 3 a 1, da TV Brasil, ela preferiu não prometer a aprovação do projeto, mas afirmou que não aumentará o custo de impostos no país e simplificará a cobrança deles.

 

“Vamos fazer um esforço muito grande para dar conta das reformas, mas talvez não seja possível”, disse a candidata. “Diminuir os impostos é uma tarefa, já simplificar é uma obrigação. Com isso, já estamos comprometidos.”

 

Marina disse que o presidente Fernando Henrique Cardoso tentou durante oito anos aprovar uma proposta de reforma. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também negocia a aprovação há oito anos. Por isso, ela ressalta que essa questão só será resolvida com a pressão da sociedade.

 

“Os [partidos] grandes não conseguiram nem eu conseguiria”, disse ela. “As reformas só aconteceram com uma vontade da sociedade em promovê-la.”

 

Edição: João Carlos Rodrigues