Meirelles diz que um dos desafios para o país é estimular a poupança doméstica

06/07/2010 - 0h40

Elaine Patricia Cruz

Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Uma “agenda propositiva” para estimular a poupança doméstica é um dos desafios futuros para a economia do país, disse na noite de hoje (5) o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles.

“Dentro dessa agenda eu destacaria o incentivo à poupança doméstica, que é um dos desafios mais importantes para podermos continuar investindo, aumentando a produtividade e a inovação”, disse. Para ele, esse desafio passa por uma maior eficiência do Estado, de um mercado mais desenvolvido e pela “manutenção de políticas econômicas responsáveis”.

Em seu discurso a empresários, em São Paulo, Meirelles lembrou que algum tempo atrás dizia que o Brasil seria um país de futuro quando a sua moeda tivesse valor. “Uma das condições seria [haver] um dia em que nós pudéssemos ver o valor da moeda, o valor do poder de compra da moeda. O poder de compra da moeda é uma garantia básica que o governo está dando para o cidadão e a empresa”, disse.

O presidente do Banco Central afirmou ainda que o país vive atualmente um momento de “sucesso”, com um grande período de expansão. Sucesso que, segundo ele, decorre da “responsabilidade da política econômica”. A partir desse sucesso, de acordo com Meirelles, uma nova agenda se coloca para o governo e para a sociedade civil, passando pelo investimento em infraestrutura e no capital humano.

Outra questão considerada importante para o país e ressaltada pelo presidente do Banco Central é a da educação. Segundo Meirelles, a China fez um dos maiores investimentos da “história da humanidade” em educação, investimento “fundamental para a continuação do desenvolvimento”, disse.

 

Edição: Aécio Amado