Lula diz que decisão sobre o caso Cesare Battisti só depois do parecer da AGU

29/06/2010 - 22h34

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (29) que só vai se pronunciar sobre o caso Cesare Battisti após receber o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU). Na avaliação do presidente, qualquer que seja a decisão “não trará nenhum arranhão entre o Brasil e a Itália”.

Segundo Lula, essa não é uma questão política, mas jurídica, e que trabalha com muita tranquilidade sobre o caso mesmo conhecendo “muita gente contra ou a favor nos dois países”. O processo, conforme explicou, está sendo analisado pela AGU com base da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Battisti, condenado de assassinatos, na Itália, está detido, em Brasília, enquanto aguarda a decisão de Lula sobre o seu retorno àquele país. O Ministério da Justiça concedeu refúgio a ele por considerar que sofria perseguição política por ter sido militante, nos anos 70, do grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

No ano passado, o STF concordou com a sua extradição, acatando o parecer do governo italiano contrário à condição de refugiado político.

As declarações do presidente Lula foram feitas durante entrevista após o seminário Brasil-Itália: Novas Parcerias Estratégicas, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

 

 

Edição: Rivadavia Severo