Tudo azul no Festival de Parintins com a vitória do Caprichoso

28/06/2010 - 16h28

Karina Cardoso
Repórter da Rádio Nacional da Amazônia

Parintins (AM) - O Boi Caprichoso foi o grande vencedor do 45º Festival Folclórico de Parintins, com 1.235,4 pontos, contra 1.225,2 do adversário, o Boi Garantido, campeão do ano passado. O resultado, divulgado no começo da tarde de hoje (28), marca a 19ª vitória do boi azul. Com o tema O Canto da Floresta, o Caprichoso encantou o público com encenações de rituais indígenas, lendas amazônicas e costumes dos povos da floresta.

O Festival de Parintins, que começou na sexta-feira (25) e terminou ontem (27), reuniu mais de 30 mil pessoas no Bumbódromo de Parintins, cidade de 110 mil habitantes, distante 420 quilômetros de Manaus, quase na divisa com o estado do Pará. As duas agremiações de Boi-Bumbá somaram 15 horas de apresentações durante os três dias de festival.

O Festival de Parintins é a segunda maior festa folclórica do país, atrás apenas do carnaval. O festival mostra a competição entre os grupos de Boi-Bumbá (ou simplesmente "bois") Caprichoso e Garantido, baseada em uma lenda amazônica. A festa ocorre sempre no fim de junho e é marcada pela grande rivalidade entre Caprichoso, que adota a cor azul, e Garantido, o boi encarnado.

Edição: Vinicius Doria