Acerto do governo na estratégia de combate à crise permitiu expansão vigorosa do PIB, diz Meirelles

08/06/2010 - 21h08


Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse hoje (9), que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre confirma que a economia brasileira está totalmente recuperada da crise financeira internacional, iniciada em setembro de 2008. Hoje (8), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o PIB teve crescimento de 9% em relação ao primeiro trimestre de 2009 e de 2,7%, em relação ao último trimestre do ano passado.

Segundo Meirelles, a “expansão vigorosa” do PIB demonstra, “de forma cabal”, o acerto na estratégia governamental de combate à crise. Estratégia essa, ressaltou, apontada por algumas organizações internacionais como modelo no enfrentamento de crises. O presidente do BC destacou que os dados indicam que haverá crescimento do PIB também no segundo trimestre, em decorrência, principalmente, dos bons resultados que a produção industrial tem registrado nos últimos meses.

Em entrevista sobre o nível de inovação na indústria, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, se disse surpreso com os números anunciados pelo IBGE. Ele disse que “o crescimento não deveria ser tão alto”, pois, na sua opinião, o ritmo acelerado da recuperação econômica é capaz de gerar inflação e de criar problemas na área de logística. “Temos que resolver uma série de questões em logística que ainda não resolvemos."


Edição: Lana Cristina