Aliança de Civilizações pode levar Haiti rumo ao crescimento, diz primeiro-ministro do país

29/05/2010 - 17h57

Vitor Abdala

Repórter da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro - A integração e a solidariedade podem levar o Haiti ao caminho do crescimento, disse hoje (29) o primeiro-ministro do país, Jean-Max Bellerive, durante o 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, ele também destacou que o Haiti – devastado por um terremoto em 12 de janeiro deste ano – vê o futuro com esperança, apesar de seu fracasso histórico.

 

Em uma seção especial sobre o Haiti, Bellerive disse que a Aliança de Civilizações, grupo formado por 120 países e organizações internacionais que defendem o diálogo intercultural, pode servir para resgatar sua nação. “Esse fracasso que sentimos por décadas pode agora ser superado. Depois de muitos anos de independência, talvez possamos ver na Aliança de Civilizações um ponto de resgate para nós.”

 

Bellerive fez questão de agradecer o apoio que o Haiti recebeu da comunidade internacional após o terremoto que matou cerca de 200 mil e deixou quase 2 bilhões desabrigados. Ele ressaltou ainda que o que mais o surpreendeu no período pós-terremoto foram a coragem e a disposição dos próprios haitianos em ajudar a socorrer as vítimas.

 

“Em 12 de janeiro, eu estive nas ruas. E a nossa população foi a primeira a reagir e a começar a tirar pessoas dos escombros. A disciplina que tiveram é ainda surpreendente para mim. No contexto desse desastre, acabei conhecendo coisas que nunca imaginaria, como a ação muito disciplinada para salvar as vítimas”, disse Bellerive.

 

Edição: João Carlos Rodrigues