Lula vai a Buenos Aires para festejos do Bicentenário da Argentina

22/05/2010 - 17h26

Luiz Antônio Alves
Repórter da Agência Brasl

Brasília  - A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, abriu na noite de ontem (21), em Buenos Aires, a programação do Bicentenário da República Argentina que será comemorado na próxima terça-feira (25).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos chefes de Estado convidados para participar da principal cerimônia, um jantar no Salão Branco da Casa Rosada, sede do governo argentino, programado para a noite do dia 25.

Os presidentes Evo Morales, da Bolívia; Fernando Lugo; do Paraguai;  José Mujica, do Uruguai; e Sebastián Piñera, do Chile, já confirmaram presença no jantar.

De acordo com o secretário-geral da Presidência argentina, Oscar Parrilli, o jantar será "um ato institucional" com a presença de convidados dos partidos da situação e da oposição, empresários, cientistas, intelectuais, jornalistas, trabalhadores, reitores de universidades, esportistas, artistas e representantes de diversos cultos religiosos.

Ontem à noite, a presidente Cristina Kirchner inaugurou o Calçadão do Bicentenário, uma extensa faixa da Avenida 9 de Julho, a principal de Buenos Aires, onde foram armados estandes e palcos para exibições artísticas e venda de objetos e comida típicos não apenas da Argentina, mas de toda a América Latina.

Segundo a agência oficial de notícias Telam, Cristina visitou o estande do Brasil e  experimentou chutar uma bola: "fiz dois gols", disse ela.

Na terça-feira, o transporte público de Buenos Aires será gratuito para facilitar o deslocamento da população para os diversos pontos da capital onde srão realizados  cerimônias e shows comemorativos do Bicentenário.

Edição: Nádia Franco