Áreas isoladas da Amazônia terão sistema de telecomunicações modernizado

28/03/2010 - 16h14




Amanda Motta

Repórter da Agência Brasil

 

Manaus – De maio deste ano até o primeiro semestre de 2011, o governo federal espera concluir a substituição dos antigos terminais de comunicação via satélite e também a instalação de novos terminais que permitam a transferência de dados voz e vídeo em banda larga nas áreas remotas da Amazônia.

De acordo com a direção do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), responsável pela aquisição e instalação dos equipamentos, o objetivo do trabalho é possibilitar a existência de telefonia e internet rápida nas comunidades mais isoladas da região e, com isso, agilizar a troca de informações, facilitando a obtenção de dados climáticos, de instituições de defesa e segurança, entre outros.

Conforme o diretor técnico do Sipam, Cristiano Cunha, R$ 9 milhões foram investidos pelo governo para a compra dos equipamentos. Serão 1.033 novas antenas na modernização do parque de telecomunicações da Amazônia.

“Esse trabalho vai possibilitar aos nossos parceiros a superação de problemas simples como a utilização de internet de qualidade e uso de telefone que, em alguns pontos da Amazônia, só é possível pela comunicação via satélite”, disse à Agência Brasil.