Votação do primeiro projeto do pré-sal fica para amanhã

17/11/2009 - 21h10

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A votaçãodo primeiro projeto do pré-sal na Câmara dos Deputados ficou paraamanhã (18), em sessão extraordinária marcada para às 13h. O DEMobstruiu os trabalhos de discussão das propostas do pré-sal, maspermitiu a inversão de pauta para votar em primeiro lugar o projetoque trata da criação da estatal Petro-sal.

Mesmo coma obstrução do Democratas, que apresentou 41 requerimentos paraprotelar a votação da matéria, o presidente da Câmara, deputadoMichel Temer (PMDB-SP), fechou um acordo com os líderes partidáriospara encerrar a discussão do projeto na noite de hoje e transferir avotação para amanhã e em sessão extraordinária votar em segundoturno a proposta de emenda à Constituição que muda as regras parao pagamento dos precatórios.

Aotérmino da sessão, Temer disse que o encerramento da discussão daproposta de criação da Petro-sal foi uma grande vitória. “Nestasemana vamos votar um projeto e se votarmos um projeto por semanaconsidero ótimo porque a discussão é muito fértil e robusta”.Temer informou que não vai incluir na pauta de amanhã outrosprojetos do pré-sal, apenas o que cria a Petro-sal, discutido hoje eque deverá ser aprovado amanhã.

O líderdo DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), que comandou a obstrução emplenário também considerou uma vitória o adimento da votaçãopara amanhã. “Foi uma vitória exuberante, sozinho o Democratasconseguiu segurar a votação no dia de hoje e o máximo que ogoverno vai conseguir é votar um projeto (do pré-sal) por semana.Com isso, vamos gastar ai quatro ou cinco semanas para votar opré-sal”.

Caiadodisse que a obstrução do DEM vai continuar amanhã durante avotação da Petro-sal. Segundo ele, o partido vai apresentar umasérie de destaques, emendas aglutinativas e outros instrumentos paradificultar a aprovação da proposta. “Vamos levar a obstruçãoaté o dia de votação dos projetos do pré-sal. Estamos tornandoas propostas públicas com as discussões que estamos fazendo.”