CNJ pode aprovar ainda este ano divulgação de gastos do Judiciário na internet, diz Mendes

29/10/2009 - 23h07

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil
São Paulo - Opresidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, dissehoje (29) que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está estudando apossibilidade de publicar as informações sobre a gestão derecursos da Justiça na internet. O sistema funcionaria no mesmo molde doportal do Sistema Integrado de Administração Financeira do GovernoFederal (Siafi) que divulga os gastos de receitas do governo federal, inclusive do STF.

“Isso[divulgação na internet] está sendo amplamente discutido, éum tema complexo do ponto de vista técnico, mas está sendoamplamente discutido no CNJ. Nós esperamos aprovar ainda este anopara que se comece a implementação no ano que vem”, afirmou Mendes apósparticipar do 20º Congresso de Magistrados Brasileiros.

Segundoo presidente do STF, a proposta passou a ser discutida após a constatação doCNJ de que havia má gestão dos recursos destinados ao Judiciário,como a concentração de investimentos e de servidores em algunstribunais. “Acredito que com um modelo muito mais transparente vamos termecanismos muito mais adequados de controle”, disse.