Ministério da Justiça investiu R$ 3 milhões em presídios de sete estados

29/05/2009 - 21h57

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério da Justiça anunciou hoje (29), em sua página na internet, que investiu aproximadamente R$ 3 milhões em equipamentos para a implementação do sistema de segurança eletrônica em oito penitenciárias nos estados do Acre, de Goiás, do Maranhão, do Pará, do Piauí, do Rio Grande do Sul e de Rondônia.

Cada presídio recebeu um aparelho de raio X, seis detectores de metal e oito detectores de metal portáteis, aparelhos que compõem o kit básico de inspeção do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Os equipamentos vão evitar a entrada de materiais proibidos ou ilegais e irá contribuir no bloqueio da utilização de equipamentos de comunicação (aparelhos celulares) no interior das unidades.

De acordo com o ministério, o sistema de segurança eletrônica prevê ainda a implementação de 50 kits de inspeção e 20 equipamentos de extração de identidade de telefone celular. Esse mesmo sistema também será instalado nas cinco penitenciárias federais. Até o momento, 36 estabelecimentos penais, em várias partes do país, já têm o sistema de segurança instalado.