ANP leiloa 460 milhões de litros de biodiesel de 39 unidades produtoras

29/05/2009 - 21h56

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Agência Nacional do Petróleo,Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) licitou hoje (29)os 460 milhões de litros de biodiesel ofertados ao preçomédio de R$ 2,31 por litro, com um deságio médiode 2,16%. Participaram do pregão 39 unidades produtoras,segundo informação da assessoria de imprensa da ANP. Omaior volume, equivalente a 61 milhões de litros, foi vendidopela empresa Granol.

Foi o 14º leilãode biodiesel realizado pela ANP, e o primeiro visando à adiçãode 4% de biodiesel ao diesel (B4). A operação atendeu àresolução do Conselho Nacional de PolíticaEnergética (CNPE), que fixou em 4% o percentual mínimoobrigatório de adição de biodiesel ao óleodiesel vendido ao consumidor final.

O objetivo da ANP com oleilão de biodiesel é garantir o abastecimento domercado interno, no terceiro trimestre, com a mistura B4, que deverávigorar a partir de 1º de julho próximo. O biodiesel foiadquirido pela Petrobras e pela Refinaria Alberto Pasqualini (Refap)e deverá ser entregue no período de julho a setembrodeste ano.

O leilão foirealizado em duas etapas, nas quais foram consideradas vencedoras asofertas de menor preço. Na primeira, foram licitados 368milhões de litros, correspondendo a 80% do volume total. Etapadestinada exclusivamente para os produtores de biodiesel detentoresdo Selo Combustível Social.

A segunda fase doleilão englobou os 92 milhões de litros restantes e foifranqueada aos produtores autorizados pela ANP e pela ReceitaFederal. O preço máximo de referência no pregãofoi estabelecido em R$ 2,36 por litro.