Estados Unidos confirmam 20 casos de contaminação humana por gripe suína

26/04/2009 - 16h34

Alex Rodrigues
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Com a confirmação, hoje (26), de mais nove casos de contaminação pelo vírus da gripe suína, já chega a 20 o número total de norte-americanos infectados pela doença que, somente no México, já matou 81 pessoas. O governo mexicano afirma que das 81 mortes, 22 estão confirmadas como provocadas pelo vírus da gripe suína.

Oito dos novos casos foram registrados em Nova Iorque. A outra confirmação veio de Ohio. Anteriomente, as autoridades de saúde norte-americana já haviam divulgado sete casos na Califórnia, dois no Texas e dois no Kansas.

Segundo o prefeito de Nova Yorque, Michael Bloomberg, cem alunos da escola St. Francis Preparatory, do bairro do Queens, foram submetidos a testes, mas, até o momento, apenas oito casos foram confirmados.

Bloomberg afirmou que a prefeitura lidará com o surto de gripe suína da mesma maneira como trata todos os “eventos pouco comuns” que ocorrem na cidade, mantendo a população bem-informada. Segundo a BBC Brasil, o prefeito teria comentado que os nova-iorquinos estão preocupados e confusos sobre as medidas de controle e prevenção da doença.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention), considerado, hoje, o maior centro de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças infecto-contagiosas do mundo, 12 pessoas de dez estados já haviam sido infectadas pela gripe suína entre dezembro de 2005 e fevereiro deste ano.

A gripe suína é uma doença conhecida há tempos, sendo diagnosticada em porcos e em pessoas que têm contato regular com estes animais. No entanto, autoridades de saúde acreditam que o vírus causador da doença pode ter sofrido uma mutação, fazendo com que a doença passasse a ser transmitida também entre humanos.

Os sintomas da doença são febre repentina acima de 39 graus, tosse, fortes dores de cabeça, musculares e nas juntas, irritação nos olhos e secreção nasal.