MPF denuncia 20 pessoas por tráfico internacional de drogas

19/03/2009 - 23h02

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos (SP) denunciou hoje (19) 20 pessoas por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Entre os acusados estão policiais civis, servidores públicos e funcionários do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A Operação Carga Pesada organizada pelo MPF e Polícia Federal teve início no último dia 10 e investigou um grupo composto por nigerianos e brasileiros que enviava cocaína para a Europa e África do Sul.

De acordo com MPF, de 2006 a 2009 o grupo pode ter enviado mais de 250 quilos de cocaína para o exterior. Na denúncia, os nigerianos são acusados como os responsáveis pela exportação da droga.

Para a exportação da cocaína, pessoas que trabalhavam no terminal foram aliciadas para facilitar o embarque da droga nos aviões. Em uma das tentativas de envio para a África do Sul, dois integrantes do grupo foram presos por policiais civis sem qualquer auto de prisão em flagrante. Na delegacia, os policiais exigiram R$ 35 mil dos traficantes para que não fossem presos.

Pouco tempo depois, mais policiais descobriram as ações do grupo e passaram também a exigir dinheiro para não denunciarem o esquema. Os policiais envolvidos estão sendo denunciados por formação de quadrilha armada e concussão.