Governo brasileiro receberá US$ 3 bilhões anualmente do BID, nos próximos três anos

19/03/2009 - 22h04

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)  vai conceder ao governo brasileiro US$ 3 bilhões anuais, nos próximos três anos.  A informação é do representante da instituição no Brasil, José Luis Lupo. Um terço  do recurso  será destinado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiamento de micro, pequenas e médias empresas. Os dois terços restantes  serão aplicados meio a meio em projetos de infra-estrutura e em obras de melhoria das condições de vida nas cidades.

O BID está completando 50 anos de criação em 2009. A instituição tem como missão fomentar e apoiar o desenvolvimento econômico-social, a integração regional e a luta contra a pobreza na América Latina e Caribe. Na atual gestão, José Luis Lupo informou que  foram incorporados três temas, que são água, energia sustentável e oportunidades para a minoria, representada pelas micro, pequenas e médias empresas, “que melhoram a competitividade da economia”, disse.

Ele informou que a crise internacional reforça a necessidade de se apoiar  as micro, pequenas e médias empresas. “Porque a crise afeta diretamente o crédito, encarece os custos e diminui os prazos”. As pequenas empresas, ao contrário das grandes companhias, não têm muitas facilidades para acessar o crédito. Daí a importância dada pelo BID a esse setor, afirmou.

Lupo disse que  a instituição está preocupada  com a profundidade da crise internacional, a extensão que ela pode ter e seus efeitos na recessão global. Analisou que “o efeito  mais preocupante da crise, sem dúvida, vai ser sobre os postos de trabalho”.

O representante do BID  afirmou que o Brasil tem feito os deveres de casa para estar muito sólido e enfrentar a crise em  melhor posição do que os países da região.