Chuvas fortes deixam Defesa Civil de Santa Catarina em alerta

03/01/2009 - 0h50

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As chuvasfortes voltaram a preocupar a Defesa Civil de Santa Catarina. Desde aúltima quinta-feira (1º), os temporais atingem o estado,principalmente o litoral sul, informou hoje (3) o gerente da Defesa Civil catarinense, major Emerson Neri. “A situaçãose complicou no litoral, que já tinha sido atingido emnovembro e dezembro”, afirmou ele.

O alertade Defesa Civil é de mais chuvas no estado pelo menos atéamanhã (4). Também devem ocorrer ventos intensos, com forteagitação marítima e risco de ressaca,especialmente entre Florianópolis e Passo de Torres, no litoral sul, na divisa com o Rio Grande do Sul.

Um dospontos de alerta é a situação do Rio Araranguá,no sul do estado, que deve transbordar. “O nível de alertadele é quando a água sobe dois metros e meio. Hoje, já estáem  dois metros e trinta e três centímetros. E deve chover mais 120 milímetros nas próximas vinte horas, o que é um volume considerável”, disse omajor, em entrevista à Agência Brasil.

De acordocom gerente da Defesa Civil, o escoamento das águas doAraranguá será ainda mais difícil porque o rioestá em uma área de planície e o mar apresentacondições de ressaca, “com ondas de quatro metros dealtura”.

Outrofoco de alerta para a Defesa Civil do estado é a a regiãodo Alto do Baú, no município de Ilhota, um dos maisatingidos pela enchente de 2008. O entorno da área foicondenado por causa do risco de novos desabamentos, mas algunsmoradores retornaram para suas casas. Com as chuvas dos últimosdias, o local voltou a ficar isolado, após perda dos acessospara veículos. “Felizmente, essas pessoas conseguiram deixaro local a pé ontem à noite”, relatou.

De acordocom o major, muitas áreas do estado ainda correm risco dedesabamentos e deslizamentos de terra por causa da quantidade dechuvas dos últimos meses.