Assistente social é a milionésima visitante do Parque Nacional do Iguaçu em 2008

24/11/2008 - 0h44

Lúcia Norcio
Enviada Especial
Foz do Iguaçu - O ParqueNacional do Iguaçu recebeu hoje (24) o milionésimovisitante deste ano. Foi a assistente social Patrícia Câmara,32 anos, residente em São Paulo, que veio a Foz do Iguaçunuma excursão promovida por uma agência de turismo. Aopassar a catraca do parque, ela foi recebida por autoridades ligadasao meio ambiente, entre as quais estava o ministro Carlos Minc. Patrícia faz parte do universos de 13,8 milhões debrasileiros que visitam anualmente os parques brasileiros.

Segundo oministro, o programa Turismo no Parque, lançado pelopresidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês de setembro,tem a meta de dobrar o número de visitantes nos próximosquatro anos. “Temos parques muito bonitos, mas a taxa de visitaçãoainda é muito baixa. Nos Estados Unidos, 192 milhões depessoas visitam anualmente os parques. Vamos criar programas voltadosao ecoturismo e ajustar o modelo de gestão de nossos parques”.

O ParqueNacional do Iguaçu servirá de modelo para o InstitutoChico Mendes na exploração turística de pelomenos outros 15 parques espalhados pelo país. Nesse modelo, ainiciativa privada disponibiliza a infra-estrutura e ganha direito aexplorá-la por períodos que podem chegar a 15 anos.

Oministro disse aos jornalistas que o acompanharam na visita ao parqueque o uso racional das águas brasileiras é umaprioridade do atual governo. “E também a questão dosaneamento básico, que ainda é um dos gargalos daimplementação das diretrizes apontadas pela Lei doSaneamento.”

Opercentual de tratamento de esgoto no país é de apenas30%. De acordo com Minc, os recursos para esta área vãodobrar. “De R$ 8 bilhões por ano , vamos passar a investirR$ 16 bilhões/ano.