Banco do Brasil quer aumentar participação no mercado de financiamento de veículos

04/09/2008 - 21h42

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco do Brasil se associará ao banco sul-africano FirstRand Bank na criação de uma empresa privada que irá operar no mercado brasileiro de financiamento e leasing (arrendamento) de veículos. O nome da companhia ainda não está definido,  mas a sede deverá ser instalada em São Paulo.

O diretor de Novos Negócios do BB, Paulo Rogério Caffarelli, disse à Agência Brasil que  a instituição está aguardando somente autorização do Banco Central para dar seguimento ao projeto. A previsão é de que a empresa esteja funcionando já no primeiro semestre do próximo ano.

Desde 2006, o BB vem atuando na área de financiamento de veículos em âmbito interno, voltado para os clientes da instituição. Caffarelli avaliou que essa é  “uma operação de  bastante sucesso, que hoje está com uma carteira de R$ 5 bilhões”. Com a  parceria  com o FirstRand Bank, a expectativa é que, até 2016,  o Banco do Brasil esteja entre os três maiores financiadores do país.  Atualmente, a carteira de veículos do BB representa 3,5% do mercado e a meta é atingir um saldo de R$ 6 bilhões até dezembro.

Caffarelli disse que o projeto será voltado para pontos de vendas. Ele explicou que, apesar de o financiamento e o arrendamento de veículos  serem destinados a clientes, “o negócio  acontece mesmo é na concessionária”. Daí o interesse de atuar  junto a essas empresas.

A nova companhia deverá estar presente em todas as principais capitais brasileiras. Pelo acordo assinado com o FirstRand Bank, o BB vai deter a maior parte das ações: 73,5% do negócio.  “O banco tem um papel fundamental na marca, na operacionalização disso. Nossas agências prestarão serviços para esse banco,  por conta do financiamento.”

Segundo o diretor do BB,  o FirstRand  opera há 40 anos  no financiamento de serviços, sendo conhecido como o Banco de Rodas da África do Sul. A instituição detém  40% do mercado de financiamento de veículos naquele país. “Tem conhecimento e experiência em parceria e uma inteligência tecnológica forte no negócio. E  gera informações gerenciais ao parceiro, que é importante como agregação de valor no dia-a-dia”, afirmou o diretor.

O desempenho significativo do setor automotivo, de acordo com Caffarelli, é um dos motivadores para a estratégia de ampliar a atuação do BB no mercado de arrendamento de veículos. No ano passado, foram comercializados no Brasil cerca de 2,5 milhões de veículos novos, revelando expansão de 14% em comparação ao ano anterior. Somente no primeiro semestre, o setor licenciou 30% a mais de veículos novos em relação ao mesmo período de 2007. Os dados são da Diretoria de Novos Negócios do Banco do Brasil.