Operação Sorriso vai realizar cirurgias gratuitas de fenda labial em crianças no Rio

14/08/2008 - 16h01

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em parceria com o governo do estado, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou hoje (14) a Operação Sorriso, que vai realizar cirurgias em crianças com fenda lábio-palatal em todo o estado do Rio de Janeiro. A triagem dos pacientes será feita hoje e amanhã no Hospital Municipal Nossa Senhora Loreto, na Estrada do Caricó 26, no bairro do Galeão, na Ilha do Governador. A unidade é referência no atendimento infantil, principalmente nos casos de fenda lábio-palatal.

As cirurgias serão feitas gratuitamente no Hospital Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de segunda à sexta-feira próximas (18 a 22). As crianças operadas terão acompanhamento de psicólogos, pediatrase cirurgiões. As que não forem selecionadas tambémserão avaliadas pela equipe e encaminhadas para tratamento noestado do Rio.

A Operação Sorriso do Brasil éparte de uma organização internacional dedicada atransformar a vida das crianças com deformidades faciais, pormeio do trabalho voluntário de  médicos eprofissionais da saúde.

A organização atua no Brasil desde 1997 e já atendeu mais de 2 500 crianças.Em todo o mundo, foram mais de 115 mil atendimentos. Segundoo diretor nacional de Programas da Operação Sorriso do Brasil, Clóvis Filho, o objetivo da organização não é apenas estético. Ele disse que a criançapode ter vários problemas funcionais, como dificuldade de se alimentar.

"Grande parte das crianças que têm fenda palatal, ao se alimentar, a comida sai pelo nariz, e os riscos de infecção são altos, assim como o índice de mortalidade infantil. O nível de evasão escolar éalto e muitas dessas crianças não têm convívio social adequado. É muito mais que devolver o sorriso, é devolver a dignidade, não só da criança como da família."Clóvis Filho disse que cerca de 5.800 crianças nascem por ano com deformidade fácil no país, a maioria com fenda lábio-palatal.

A Operação Sorriso conta atualmente com o trabalhovoluntário de 70 médicos no país. Os profissionais da área da saúde que quiserem colaborar com a campanha podem encontrar informações no site www.operacaosorriso.com.br.