Agricultores já podem usar kit para analisar biogás

31/01/2008 - 22h18

Priscila Galvão
Da Agência Brasil
Brasília - A Embrapa Suínos e Aves lançou hoje (31), no Paraná, um kit que permite aos proprietários rurais analisar a eficiência dos biodigestores e a composição do biogás que produzem. Segundo Anelise Sulzbach, responsável pela tecnologia, o principal benefício é o baixo custo: R$ 500, com capacidade para fazer 400 análises dos gases."O gás metano é eficiente para gerar calor e energia; o sulfídrico, responsável pelo processo de corrosão dos equipamentos; e o carbônico, pela poluição do ar. Se o agricultor fosse fazer essas 400 análises em laboratório, gastaria cerca de R$ 800 mil", informou. A técnica explicou que também é analisada a amônia, com a colocação de reagentes em contato com o biogás: "Cada tubo de análise terá uma cor, a ser comparada com a de uma cartela que indica a quantidade da substância. O processo também é usado para o gás sulfídrico e se chama análise colorimétrica".

Já para o gás carbônico e o metano o processo é volumétrico. ”Uma vez colocado o gás carbônico em contato com o biogás, vai ser gerado um volume dentro de uma seringa de vidro que indica o percentual. O metano é calculado pela diferença: se deu 25% de gás carbônica, os 75% restantes serão de metano", esclareceu.

A análise, acrescentou Anelise Sulzbach, deve ser feita uma vez por mês, a fim de manter a qualidade do combustível renovável. A suinocultura utiliza os dejetos dos animais para alimentar o biodigestor, o que reduz os custos. "Com a análise, o técnico poderá ajustar melhor os equipamentos de geração do biogás, a dimensão do biodigestor e a própria qualidade do biogás", concluiu.