Custo do material escolar está abaixo da inflação, mas tendência é de alta de preços

12/01/2008 - 17h15

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A variação de preços de material escolar ficouabaixo da inflação nos primeiros dias de janeiro, de acordo com dadospreliminares da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pelo cálculo doÍndice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a variação mensal dos preçosno varejo.

O resultado provisório do IPC de janeiro apontainflação de 0,89% em relação a dezembro de 2007. Se a análise leva em contasomente itens de material escolar, o índice cai para 0,18%. Apesar de estarabaixo da inflação, o índice representa um aumento do preço dos produtos dessacategoria maior que o registrado em dezembro, quando a variação foi de 0,13%.

Se comparado com janeiro de 2007, o aumento é ainda maior, já que no ano passado os preços tiveram deflação (–0,09%). Emoutubro, época em que alguns pais preferem adiantar a compra de materialescolar para o próximo ano, o IPC para esses produtos chegou a 0,57% e superoua inflação naquele mês, de 0,13%.

De acordo com tabelas anuais da FGV, os mesesde janeiro, fevereiro e março costumam concentrar os picos de inflação paramaterial escolar. Em março de 2007, o índice chegou a 0,68%, o mais alto do ano.