Especialistas vão debater em Recife alternativas para evitar ataques de tubarões

18/09/2007 - 9h31

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - Estratégias para evitar novos ataques de tubarões no litoral dePernambuco estarão em debate amanhã (19), na capitalpernambucana. O tema será abordado porespecialistas do Brasil e do exterior, durante seminário internacional promovido no  Centro de Ensino e Graduação, daUniversidade Federal Rural de Pernambuco.

Um dos palestrantes é o pesquisador, GeorgeBurgess, diretor do programa de pesquisa com tubarões, da Universidade daFlórida, nos Estados Unidos. O presidente do Instituto Oceanário de Pernambuco,Alexandre Carvalho, vai fazer palestra sobre a importância daorientação aos frequentadores das praias,  a respeito das áreas derisco.

Participam também do evento representantes do Corpo de BombeirosMarítimos, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos NaturaisRenováveis (Ibama), universidadespúblicas e da Agência Estadual de  MeioAmbiente e Recursos Hídricos.

O professor Fábio Hazin, diretor do Departamentode Pesca e Aqüicultura da Universidade Rural, informou que serão apresentados, no seminário, os resultados das ações já implementadas pelo Comitê deMonitoramento de Incidentes com Tubarões e  estruturado o planejamento de iniciativasfuturas.

Ele disse que de 2004 até agora os ataques foram reduzidos de quatro,para um por ano. “Notamos que o índice de ocorrências vem diminuindo ano a ano.Em 2006 aconteceram apenas dois ataques em áreas de risco. Acredito que a causaesteja relacionada à suspensão temporária de atividades de monitoramento dacosta”, disse ele.

Hazin,que é presidente do Comitê, informou que a partir de outubro novas metodologiasde estudo serão adotadas pelos pesquisadores pernambucanos. “A novidade é que amaior parte dos animais capturados não vai mais ser levada para análise em laboratório. Elesreceberão marcas eletrônicas e serão liberados, possibilitando estudos sobre ocomportamento no ambiente marinho, que antes não era possível obter”.

Nos últimos 13 anos foram contabilizados 50 ataques de tubarões abanhistas e surfistas no litoral de Pernambuco, que resultaram em18 mortos e 32 feridos.