Grupo especial criado para estudar biotecnologia marinha pode desenvolver novos remédios

04/08/2007 - 18h24

Aline Bravim
Da Agência Brasil
Brasília - O grupoa ser criado para estudar a biotecnologia marinhabrasileira poderá descobrir novos remédios a partir demoléculas e organismos do mar. E também inovações para a área de cosméticos. A criação dogrupo especial foi definida em reunião do ComitêNacional de Biotecnologia, no último dia 27, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e ComércioExterior. 

De acordocom o comandante Serafim, subsecretário para o Plano Setorialde Recursos do Mar da Marinha, o potencial biotecnológico do Brasil nabiodiversidade marinha é maior do que o potencialterrestre. “Temos algas usadas para aproveitamentode cosméticos; esponjas cujas substâncias previnem a proliferação de moléculascancerígenas em seres humanos; plantas coletadas em ambientespraianos que possuem substâncias anti-inflamatórias; emuitas mais", destacou.

A população brasileira, acrescentou, tem poucoconhecimento em relação ao “mundo marítimo”, que não era um assunto abordado nas escolas: "Apenas 10% a 30% do espaço foram estudados até hoje. Precisamos atrair instituiçõespara investir e trazer melhorias à saúde pública eao bem-estar social”.

Cleila Pimenta, líder do projeto de biotecnologia da AgênciaBrasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), considera que  esses estudos contribuirão em diversos setores. “O grupo vaidiscutir investimento, infra-estrutura, recursos humanos e marcosregulatórios da biotecnologia marinha. Além disso, oComitê está discutindo questões relacionadas àsaúde, agropecuária, meio-ambiente e indústria,de maneira geral”, disse.

As pesquisas, segundo ela, podem ajudar adescobrir novas técnicas de desenvolvimento sustentável,além de serem uma forma de conhecer o ecossistema da vidamarinha sem degradar a natureza. Segundo Pimenta, o Brasil temalguns estudos nessa áreas, "mas eles precisam seraprofundados".

Entre os responsáveis pelos estudos está a ComissãoInterministerial para os Recursos do Mar, coordenada pelaMarinha, que Brasileira, que desenvolve também o Programa deLevantamento e Avaliação do Potencial Biotecnológicoda Biodiversidade Marinha (Biomar).