Desconto no acesso discado à internet deverá beneficiar 10 milhões de usuários, prevê governo

03/08/2007 - 22h15

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - As operadoras de telefonia fixa oferecem desde hoje (3) planos alternativos de acesso discado à internet, com franquia de 10horas mensais, por R$ 7,50. A redução representa umaeconomia de 84% em relação aos valores normais cobradospelas telefônicas, de acordo com o assessor especial daPresidência da República, José de Aquino.

Aexpectativa do governo é beneficiar cerca de 10 milhõesde usuários, entre os que já conectam a internetpor meio de linha telefônica e os que ainda nãotêm acesso à rede. Brasil Telecom, Telefônica, Oi,Companhia de Telecomunicações Brasil Central (CTBC) eSercomtel vão disponibilizar o plano.

A medidafaz parte do programa Computador para Todos, que desde suaimplantação em setembro de 2005 previa iniciativaspara baratear o acesso à internet, mas só agora governoe operadoras de telefonia chegaram a um acordo. “As empresasqueriam oferecer os descontos só para quem comproucomputador com financiamento do governo, mas em telefonia existe oconceito de universalização, não se podeoferecer um serviço só para um determinado grupo – temque ser para todos”, informou Aquino.

Ele acrescentou que “qualquerpessoa que utilize internet discada pode se cadastrar no plano” e que para aderir o consumidor deve entrar em contato com ascentrais de atendimento das operadoras e solicitar o serviço.

Para umdos coordenadores da organização não-governamental(ONG) Comitê para Democratização da Informática(CDI), Celso Fernandes, apesar de positiva – porque aumenta oacesso à internet – a iniciativa do governo “ é umamedida pontual e de impacto limitado”. Ele comentou que “não há umaabordagem sistêmica sobre que tipo de sociedade da informaçãoqueremos" e argumentou: "A discussão ética, a reflexão críticasobre o conteúdo têm que vir antes antes da questãotecnológica”.

Fernandesquestionou o alcance do serviço que, segundo ele, sóbeneficiará os cerca 21 milhões de brasileiros comacesso a telefonia fixa. E criticou a oferta de planos somente para acessodiscado: “Nós caminhamos aceleradamente para um nívelde acesso rápido, com conteúdos de voz, de áudioe de vídeo que necessitam de internet com alta velocidade, embanda larga”.

SegundoJosé de Aquino, a definição dos planos levou emconta o perfil dos possíveis beneficiados com os descontos.“Dos 5.560 municípios brasileiros, apenas 2.000 têmequipamentos de banda larga. Os planos alternativos serãodirecionados para um público que, em geral, utilizainternet com acesso discado”, afirmou.