Jobim avalia construção de trem expresso entre Guarulhos e São Paulo

30/07/2007 - 23h29

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aimplantação de uma linha trem expressa entre Guarulhose o centro de São Paulo foi uma das possibilidades apontadashoje (30) pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, para desafogar o tráfegono Aeroporto de Congonhas. A distância entre as duas regiõesé de aproximadamente 19 quilômetros.

“Essaproposta decorreu das conversas com o governadorJosé Serra. Já há entendimento e disposiçãopara isso, mas evidentemente é algo que levará maistempo”, disse o ministro.

O governador de SãoPaulo apresentou a proposta na última sexta-feira (27): aimplantação da linha expressa se daria por meio de parceriapúblico-privada (PPP), com recursos dos governos estadual efederal, e da iniciativa privada. Sobre os valores para a obra, o ministro disse que ainda não tem dados sobre os recursos necessários, “mas temos toda a disposiçãono sentido da captação do que for preciso”. Em entrevista coletiva, Jobim detalhou as medidas definidas pelo Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) para desafogar o tráfego aéreo no Aeroporto de Congonhas.