Convênio dará continuidade a pesquisas para evitar ataques de tubarões em Pernambuco

21/05/2007 - 11h19

Marcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Recife - O governo de Pernambuco vaidestinar R$ 1,3 milhão ao financiamento de novas pesquisas da UniversidadeFederal Rural do estado (UFRPE) sobre o ciclo de vida dos tubarões.  O convênio que vai possibilitar a execução doprojeto será assinado hoje à tarde, no Palácio do Campo das Princesas, entre ogovernador Eduardo Campos, o vice-reitor da universidade, Reginaldo Barros, e opresidente do Instituto Oceanário, Alexandre Carvalho. A parceria também incluia destinação de verbas para dar continuidade ao programa de educação ambientalque vinha sendo realizado, nos fins de semana, por estudantes dos cursos de Pescae Biologia, da Universidade Rural, junto aos freqüentadores das praias.

O trabalho de pesquisa e monitoramento dos animais marinhos na costa de Pernambuco,que começou em 2004, com financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia,foi suspenso por algum tempo devido à falta de patrocínio. Depois, as açõestiveram continuidade com recursos da prefeitura do Recife e governo estadual.

O presidente do Instituto Oceanário de Pernambuco, Alexandre Carvalhoconsidera que embora não tenham sido registrados ataques de tubarões nas praiasde Pernambuco há 10 meses, as estratégias para enfrentamento do problema devemser mantidas em caráter permanente. “Não podemos descuidar das medidaspreventivas, principalmente nesse período chuvoso que vai de maio a setembro,quando os riscos de ocorrências aumentam segundo as estatísticas, nem tambémexterminar os animais, que têm importância fundamental para o equilíbrio doecossistema marinho”, destacou.

De 1992 até agora, foram contabilizados 50 ataques de tubarões asurfistas e banhistas, em um trecho de 20 quilômetros dacosta de Pernambuco. As ocorrências, registradas principalmente entre aspraias do Paiva e Pina, resultaram em 19 mortos e 31feridos.