Operação Tapa-Buracos mostra resultados consistentes, diz Dnit

27/12/2006 - 21h10

Juliane Sacerdote
Da Agência Brasil
Brasília - O balanço final das obras de recuperação das rodovias federais, conhecida como Operação Tapa-Buracos, deve ser divulgada nos próximos dias pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Antes de ser divulgado oficialmente, o documento será enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria Geral da União (CGU) e ao Ministério Público Federal para que as contratações e execução das obras sejam analisadas.O Petse, nome oficial do Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas, realizou obras em 25 mil quilômetros (Km) de rodovias, e “apresenta um resultado consistente”, na avaliação do diretor de Infraestrutura Rodoviária do Dnit, Hideraldo Luiz Caron."Esse balanço mostra uma melhora no estado geral das rodovias em todo país. Conseguimos elevar o grau de trafegabilidade, dando uma condição melhor para o usuário. Mas esperamos continuar com as obras de manutenção e recuperação no ano de 2007 para garantir uma boa situação para as estradas brasileiras", enfatizou Caron em entrevista à Agência Brasil hoje (27).Entre as obras realizadas pelo Petse, estão as emergenciais de tapar buracos, e outras com a recuperação efetiva do pavimento.  Os trechos, que necessitaram de intervenções mais sérias, somam dois mil quilômetros, concentrados na BR 050 (entre Araguari e Uberlândia); na BR 163 (Paraná); a BR 110 (Bahia até Sergipe); e a BR 101 (região norte Rio de Janeiro).Com relação aos investimentos, o diretor de Infra-Estrutura afirma que foram gastos R$ 407 milhões, na recuperação do pavimento e também na sinalização.Segundo Caron, a partir de janeiro, terão início as obras de continuidade em vários estados. “O processo está em fase de conclusão de licitações, e o trabalho de continuidade da recuperação de 30 mil Km vai se concentrar nos estados que apresentam grande tráfego de veículos [MG, RS, PR, SC, RJ e estados centro-oeste]".Uma quantia de R$ 50 milhões foi disponibilizada por meio de uma Medida Provisória publicada hoje no Diário Oficial. A MP 336 libera esse montante para obras nas estradas de 12 estados. No orçamento ainda estão previstos a liberação de R$ 250 milhões, a partir de janeiro.Questionado sobre as irregularidades nas obras, apontadas no relatório do TCU, ainda no mês de outubro, o diretor de Infra-Estrutura Rodoviária considera “os números superados”, já que o relatório foi feito antes do fim das obras. “O DNIT conseguiu justificar as contas e arquivar grande parte dos processos no TCU. Poucos processos estão em análise. O Tribunal considerou regulares as contratações e a execução das obras. Não se verificou superfaturamento nas obras. Inclusive as obras foram realizadas com um valor abaixo do previsto. Se verificou um ganho do Poder Público”, destacou Caron.O estudo da Confederação Nacional de Transportes (CNT), divulgado em outubro, mostrou uma melhora nas rodovias federais de 18% (2005) para 31% (2006). Na opinião de Caron essa “melhora considerável está gerando resultados”, e os números, no próximo ano, podem aumentar, já que vão trabalhar com as obras do Petse completas.