Associações pedem apoio do governo para portadores de diabetes

02/10/2006 - 22h15

Aline Bravim
Da Agência Brasil
Brasília - O número elevado de brasileirosportadores de diabetes – cerca de 10 milhões – levou o presidente da AssociaçãoNacional de Assistência ao Diabético (Anad) e da Federação Nacional deAssociações e Entidades de Diabetes (Fenad), Fadlo Fraige Filho, adiscutir hoje (2) com o ministro da Saúde, José Agenor Álvares, o apoiodo governo à resolução sobre a doença que a Organização das NaçõesUnidas prepara para 2007.

Otexto da resolução será avaliado em dezembro, em reunião na África doSul. E segundo Fraige Filho, falta informação sobre a prevenção e otratamento, o que contribui para a morte de milhares de pessoas.

“Entretodas as pessoas com diabetes no país, 4 milhões não sabem que têm adoença e só vão saber quando tiverem uma complicação. Por isso nósinsistimos para todos façam os exames com freqüência”, explicou.

Alei nº 11.347, sancionada na semana passada, prevê distribuiçãogratuita, aos portadores de diabetes, de medicamentos e materiaisnecessários à aplicação e ao monitoramento da glicemia (dosagem deglicose). Basta levarem a qualquer posto de saúde o receituário domédico para receberem seringa, agulha, fitas ou aparelhos para mediçãode glicose.

O diabético nãoprecisa ser cadastrado, mas a coordenadora do Programa de HipertensãoArterial e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, aconselha queo paciente verifique no posto de saúde se fazem o ‘hiperdia’, que é osistema informatizado de cadastro. "É muito importante que o governosaiba da existência daquele diabético”, acrescentou.