Curitiba recebe 37 consultórios do programa Brasil Sorridente

15/09/2006 - 0h50

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil
Curitiba - O Ministério da Saúde repassou hoje (14) para a capital paranaense 37 consultórios odontológicos do programa Brasil Sorridente. A entrega simbólica do mobiliário foi feita pelo coordenador nacional do programa, Gilberto Pucca, ao vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. Cada unidade está orçada em R$ 6 mil, segundo Pucca, e é equipada com cadeira, refletor, unidade auxiliar (cuspidor), mocho (banquinho), equipo (suporte) e peças de mão. "De janeiro a julho deste ano, o governo federal repassou R$ 12,4 milhões  para os 289 municípios paranaenses que fazem parte do programa", informou. Nos consultórios, trabalham 880 equipes e são realizados procedimentos básicos como cirurgia oral, atendimento a pessoas com necessidades especiais, tratamento de canal (endodontia) e de doenças da gengiva (periodontia). Em Curitiba, 120 equipes atendem diariamente.

Segundo Luciano Ducci, com mais esse repasse será potencializado o atendimento nas clínicas do Programa Saúde da Família (PSF), que contam com equipes multiprofissionais completas – dentista, auxiliar de consultório odontológico e técnico em higiene dental. "Curitiba é a cidade brasileira que mais possui equipes completas do PSF, com 87 grupos", acrescentou.

O município possui 94 clínicas odontológicas: 48 básicas e 46 do PSF. Juntas, no primeiro semestre, elas foram responsáveis por 98.836 consultas e 900 mil procedimentos básicos. No período, cerca de 22 mil pessoas foram acompanhadas em procedimentos de saúde coletiva supervisionados.

Em todo o país, o programa Brasil Sorridente atua em 4.058 municípios, onde trabalham 13.710 equipes.