Freqüentadores das praias de Recife são alertados para evitar ataques de tubarões

08/09/2006 - 16h41

Márcia Wonghon
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Equipesdo Corpo de Bombeiros montaram para o final de semana um esquema especial, em conjunto comrepresentantes do Instituto Oceanário de Pernambuco e do Comitê deMonitoramento de Incidentes com Tubarões, para garantir a segurança dosfreqüentadores das praias de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Otrabalho, que conta com a participação de mais de 100 pessoas,incluindo guarda-vidas, guardas municipais e educadores, consiste noaumento da fiscalização em 15 pontos de áreas de mar aberto, onde háregistros de maior incidência de afogamentos, e na distribuição dematerial educativo, que alerta sobre os cuidados necessários ao entrarno mar.

Deacordo com o presidente do Instituto Oceanário, Alexandre Carvalho, osperíodos de Lua cheia e maré alta favorecem a aproximação de tubarõesda faixa de areia. Ele disse que a melhor forma de conviver com oproblema é conscientizar a população a tomar medidas preventivas.

 Nosúltimos 13 anos foram contabilizados 50 ataques de tubarões no litoralde Pernambuco. Os ataques resultaram em 18 mortos e 32 feridos. Desde o início deste ano, há registro de quatro ocorrênciasnas praias pernambucanas.