Organização dos Estados Ibero-americanos promove prêmio Viva Leitura

04/06/2006 - 18h57

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As inscrições para o prêmio "Viva Leitura" podem ser feitas até o dia 15 de junho, em três categorias: escolas - projetos desenvolvidos nas escolas; bibliotecas - centros de leitura, documentação ou equivalentes; e projetos de organizações não-governamentais (ONGs), universidades e pessoas físicas de promoção da leitura.

Em entrevista à Rádio Nacional, o diretor da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) no Brasil, Daniel González, informou que essa é a primeira edição do prêmio e está sendo realizada em parceria com os ministérios da Educação e da Cultura. "No ano passado, tivemos o Ano Ibero-americano da Leitura e aqui no Brasil o plano de trabalho teve o nome de Viva Leitura, com muitos atores para incentivar mais a leitura no país. Então pensamos que era uma boa oportunidade fazer a premiação", disse.

Segundo Daniel González, a premiação é para projetos voltados ao estimulo à leitura. "Têm que ser projetos existentes com um conjunto de atividades realizadas, uma avaliação sistemática ou um olhar um pouco mais crítico sobre o mesmo projeto. Não é um prêmio para organizar projetos, mas para projetos já organizados", explicou.

As inscrições podem ser feitas pela internet no seguinte endereço: www.premiovivaleitura.org.br, onde estão todas as informações sobre o concurso. A premiação será no dia 29 de outubro, em Brasília. O prêmio para cada categoria será de R$ 25 mil.