Ministro diz que boa gestão do SUS passa pelo compromisso com a ética e a transparência

04/06/2006 - 20h32

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ações inovadoras na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) serão premiadas durante a 1ª Expogest – Mostra Nacional de Vivências Inovadoras de Gestão do SUS. O evento reúne mais de 3.500 pessoas de todo o país, em Brasília, e foi aberto hoje (4) pelo ministro da Saúde, Agenor Álvares.

O ministro destacou que a iniciativa vai estimular um debate com vistas a buscar instrumentos para aperfeiçoar a gestão do Sistema Único de Saúde. "São experiências que vêm dos governos municipais, dos governos estaduais e também do próprio Ministério da Saúde. A gente estimular essa discussão, a troca dessa experiência é importante", afirmou.

Para ele, a boa gestão do SUS passa pelo compromisso com a ética, transparência e visibilidade do que está sendo feito. "Mas isso só ocorrerá se tivermos instrumentos eficientes de gestão. E esses instrumentos são aqueles que possam nos proporcionar uma boa avaliação daquilo que estamos vendo", disse. Além disso, ele acrescentou que é necessário fazer sempre uma auditagem de tudo. "Para que caso haja rumos a serem corrigidos, eles possam ser corrigidos a tempo e o mais rápido possível para que a população não seja prejudicada", explicou.

No total, 915 trabalhos foram inscritos para concorrer ao Prêmio Eleutério Rodriguez Neto. Os selecionados foram divididos em três eixos: Organização da atenção integral em saúde; Gestão do cuidado em saúde e Condução do sistema de saúde. Dos inscritos, 12 serão reconhecidos e receberão um prêmio de R$ 10 mil, sendo que metade do valor será entregue ao autor do trabalho e o restante à instituição onde a vivência foi aplicada. O público também poderá escolher uma experiência para ser premiada com o mesmo valor.

A 1ª Expogest termina na quarta-feira (7). O evento está sendo promovido pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Executiva e do Departamento de Apoio à Descentralização, em conjunto com todas as secretarias e áreas do ministério, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde.