Embaixador diz que situação em Timor Leste tende a se acalmar

29/05/2006 - 23h58

Adriana Franzin
Da Agência Brasil

Brasília - O embaixador do Brasil em Timor Leste, Antônio Souza e Silva, disse acreditar na possibilidade de chegada de reforços do Comitê Internacional da Cruz Vermelha para auxiliar no atendimento e na distribuição de comida à população que foge dos conflitos entre soldados e ex-militares. O Comitê havia anunciado a disposição de enviar ajuda aos refugiados na última sexta-feira (26).

Segundo o embaixador, tanto a Cruz Vermelha quanto outras organizações internacionais, inclusive as não-governamentais, deverão mandar reforços. Ele informou que cerca de 50 mil pessoas "estão em escolas, igrejas e centros comunitários, com medo de serem queimadas em suas próprias casas".

O embaixador ressalvou, no entanto, que a tendência no país é de a situação se acalmar: "Ontem, durante todo o dia, foram registrados poucos – só dois ou três – incidentes de saque a estabelecimentos comerciais, incêndio de algumas casas".

E destacou que os brasileiros, se quiserem, poderão deixar o país nos aviões militares da Austrália, "mas até agora nenhum dos 150 cidadãos brasileiros saiu de Timor Leste".